Método Kiber

Novembro 16 2009

 

            A concentração é o acto de dirigir todo o foco da sua atenção para um determinado objectivo, é reconduzir ao seu centro as forças dispersas, reunir a energia para os obstáculos, que nos poderiam impedir de chegar às metas que queremos alcançar.
            Grandes mestres da mente salienta que a nossa vida deve ser um rosário continuem de concentrações. Uma mente superior e equilibrada não divaga, ou mantém-se vazia em absoluto silêncio, em completo repouso, ou mantém-se bem concentrada exclusivamente naquilo que aborda.
            Suponhamos, que desce por uma calçada escorregadiça, toda a sua atenção está concentrada para não escorregar. Por isso concentre-se em tudo em que estiver ocupado. Está a fazer um bolo? Concentre-se no bolo, faça o melhor possível. Está a conduzir um automóvel use a maior concentração possível, um deslize pode ser fatal, a máxima concentração na condução poderá evitar muitos acidentes e salvar-lhe a vida.
 
            Se você fizer muitas coisas ao mesmo tempo, é natural que cometa falhas por ser impossível concentrar-se em tudo, como diz o velho ditado: “Quem muitos burros tocam, algum ficará para trás”. Uma maneira de evitar isso é de fazer o máximo de uma coisa de cada vez, para evitar distracções repita em voz alta aquilo que está a fazer. Exemplo: se está na lida da casa, descreva em voz alta o que está a fazer, deixará de divagar, de ir à dispensa e esquecer-se do que queria buscar. Mesmo que a situação a obrigue a fazer a comida e que tenha que passar a ferro, se descrever mentalmente ou em voz alta o que está a fazer, poderá reconciliar as duas coisas ao mesmo tempo, sem se esquecer que tem o ferro ligado, nem tão pouco queimar a comida. 
 
Primeiro exercício. Partindo do número 100, contar em voz alta e em ordem decrescente: 99, 98, 97, até 0. Este exercício que parece simples, necessita sem dúvida duma concentração mental. Não se pode estar distraído para o verificar convenientemente, porque, ao deixar-se ir atrás duma ideia alheia que surge na mente, altera-se o ritmo, acabando por se parar de contar. Logo que se apercebe essa falta, é necessário recordar-se do número em que se deteve. Recomeça-se a contar desde o princípio, procurando ir além do número em que se tinha detido precedentemente. Quando este exercício lhe parecer bastante fácil, aumente-lhe a dificuldade. Experimente a contar a partir de 100 de forma decrescente, de dois em dois números: 98, 96, 94, etc. Se dominou bem essa contagem e lhe parece fácil, aumente-lhe mais ainda a dificuldade. Experimente a contar a partir de 100 de forma decrescente, de três em três números: 97, 94, 91, etc.
 
            Segundo exercício. Procure relaxar-se em algo confortável. Coloque uma vela acesa a uma distância de um a dois metros. Olhe profundamente para a chama, não desvie o olhar, concentre-se só na sua luminosidade, observe o seu movimento, as suas formas e a sua cor. Procure concentrar-se o mais tempo possível. Há quem chegue a observar figuras e rostos como se olha-se para uma bola de cristal. A chave da vidência e do desenvolvimento dos poderes psíquicos está na máxima concentração. 
 
            Terceiro exercício. Segure um copo cheio de água. Estenda o braço horizontalmente e mantenha assim durante alguns minutos, sem verter uma única gota de água; procure ainda manter o equilíbrio num pé, tendo o corpo bem direito e sem se apoiar a coisa alguma. Para aumentar ainda mais a concentração poderá fazer isso com o copo por cima de uma cama ou de um tapete. Este exercício é de uma extrema concentração, porque não poderá divagar ou distrair-se e entornar a água.
 PROF. KIBER SITHERC
 
 
 
 
kiber-sitherc@sapo.pt
publicado por professorkibersitherc às 00:10

Só temos uma vida, por isso, teremos que vivê-la intensamente de uma maneira agradável e positiva. Faça tudo o que estiver ao seu alcance, antes que seja demasiado tarde! Pensamento Positivo! kiber-sitherc@sapo.pt

contador gratis
Interactividade
Novembro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30


pesquisar
 
blogs SAPO