Método Kiber

Novembro 15 2009

 

            “Você é aquilo que pensa. A qualquer momento, a sua saúde é a soma de todos os impulsos, positivos e negativos, que emanam de sua consciência. Esse cálculo deve ser feito também para todos os outros estados de espírito: raiva, medo, inveja, cobiça, bondade, compaixão, benevolência e amor. Tudo é pensamento. Quando um deles predomina, você desenvolve o estado mental correspondente, e uma determinada condição fisiológica”. Deepak Chopra.
            A medicina psicossomática, hoje, é uma das medicinas, que mais se tem desenvolvido actualmente.
            O seu corpo, é o reflexo como funciona a sua mente, ou seja, tudo o que acontece no seu mundo mental, inevitavelmente deixa marcas no seu corpo.
            As emoções surgem no cérebro, e transmitem sensações por todo o corpo. Porém, se forem negativas ou frustrantes, o coração pode sofrer as consequências. As emoções positivas, como o optimismo, o amor e a felicidade, melhoram a qualidade de vida e previnem as doenças cardíacas.
            Diante de uma emoção positiva, o organismo reage imediatamente. A frequência respiratória aumenta para melhorar a oxigenação, o nível de açúcar no sangue é maior para obter mais energia e a pupila dilata, aumentando o campo visual. Em contrapartida, num momento de tensão ou raiva, hormónios derivados da adrenalina, são libertados, estreitando a parede dos vasos sanguíneos, o que aumenta as possibilidades de um enfarte.
            Estudos científicos dão importância às observações e à existência da medicina holística. O diagnóstico do cancro por vezes é feito um a dois anos após uma crise emocional devastadora.
            Os traumas relatados com maior frequência, incluem divórcio, morte do cônjuge, do filho, dos pais, perda de emprego, ausência de sentido de vida e trauma social.
            Diante desses factores que podem contribuir para o aparecimento desta e outras doenças, a sugestão dos especialistas em corpo, mente e espírito é saber o que está a acontecer consigo mesmo e treinar o controlo as emoções, principalmente aquelas em excesso, eliminando prejuízo ao organismo.
            Vejamos alguns princípios, para manter um corpo e uma mente saudável:
 
            Evite os pensamentos negativos, se lhe vier à mente pensamentos melancólicos, substitua pelos positivos.
            Não compartilhe sentimentos de raiva.
            Quando se aborrecer, faça de tudo para se distrair com coisas mais agradáveis. Procure mudar de humor, poderá ler livros sobre a mente positiva, ou escolher um bom filme cómico.
            Ouça com atenção o que as outras pessoas dizem. Fale menos, e seja mais ouvinte.
            Tente ser mais compreensivo, perante as situações difíceis por quais outras pessoas passam. Experimente sentir-se na pele alheia.
            Procure aumentar o seu contacto com outras pessoas. Mas, evite pessoas azedas e rabugentas.
            Faça exercícios regularmente. Ande mais a pé, e evite o sedentarismo.
            Pratique o perdão. Seja compreensivo e tolerante.
            Tente manter o bom humor, mesmo em situações complicadas, aprenda a rir de si próprio.
 
PROF. KIBER SITHERC 
 
 
 
kiber-sitherc@sapo.pt
publicado por professorkibersitherc às 21:19
Tags:

Só temos uma vida, por isso, teremos que vivê-la intensamente de uma maneira agradável e positiva. Faça tudo o que estiver ao seu alcance, antes que seja demasiado tarde! Pensamento Positivo! kiber-sitherc@sapo.pt

contador gratis
Interactividade
Novembro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30


pesquisar
 
blogs SAPO