Método Kiber

Outubro 30 2009

 Dr. Madan Kataria

                O Dr. Madan Kataria, foi o fundador do Clube do Riso na Índia. Iniciou uma revolução de alegria e de risos que está a espalhar-se por todo o nosso planeta. O Dr. Kataria definiu assim o seu método: “Em suma, o yoga do riso é uma combinação de auto-indução de riso, os exercícios de yoga, respiração e exercícios de alongamento. Com um pouco de diversão se transformam em riso verdadeiro. O nosso corpo produz uma resposta semelhante à que temos de riso espontâneo”.

                Essa ideia veio a ele como uma inspiração. Em 1995, estava ele a escrever um artigo para uma revista sobre a saúde e  lembrou-se  que o “riso,  era o  melhor remédio” de  Reader´s

Digest. Ao pesquisar para o artigo, o Dr. Kataria descobriu uma grande quantidade de literatura científica sobre os benefícios do riso na mente e do corpo humano.

                Numa manhã bem cedo ele pensou: Se o riso é tão bom, por que não começar com um clube do riso?” Várias horas depois, ele apresentou essa ideia com os habituais do parque que ele frequentava. Eles reagiram: “Doutor, o senhor está bem?” “O senhor está louco?” Mesmo assim, conseguiu persuadir quatro deles para experimentar a rir num canto do parque. O grupo cresceu de tal maneira que hoje existem centenas de Clubes do Riso em todo o mundo.

                Desde esse dia, que o Dr. Kataria tem divulgado a sua mensagem do riso para todas as classes sociais, e grupos: as crianças na escola, os prisioneiros na cadeia, lares de idosos, doentes nos hospitais e trabalhadores de todas as classes.

                Segundo a pesquisa do Dr. Kataria, o riso tem um impacto positivo em vários sistemas do corpo. O riso ajuda a eliminar os efeitos negativos do stress. Mais de 70% de doenças como hipertensão, doenças cardiovasculares, ansiedade, depressão, tosse e resfriados frequentes, úlcera apéptica, insónia, alergias, asma, dores de cabeça, perturbações do estômago e até mesmo cancro estão relacionados de alguma forma com o stress. O riso ajuda a impulsionar o sistema imunológico, que é a chave mestra para a manutenção da boa saúde.

                O nosso sistema imunológico está directamente relacionado com o cérebro, portanto, o nosso cérebro é afectado pelas emoções. O Dr. Lee Berk, confirmou esses estudos neurológicos, onde a actividade do cérebro foi mapeado durante as anedotas ou piadas. Os investigadores descobriram que não era apenas uma parte do cérebro que reagiu, mas que todo o córtex cerebral foi invadido durante o riso.

                O Dr. Kataria, acredita que há dois tipos de risos: o humor, devido ao intelecto e à comunicação; e o riso interior, que é mais emocional, infantil e acessível a todos. “As crianças não têm um grande senso de humor”, diz Kataria. “Elas não precisam de anedotas para rir. Riem porque sentem o riso”.

                Com base nesse princípio de riso interior, Kataria desenvolveu a sua filosofia de Riso-Yoga. “Na tentativa de ligar o mais acto físico exterior do riso com o interior mais emocional”, diz ele. “Esta é a filosofia do Riso-yoga”.

                O seu método incorpora uma variante da respiração profunda do yoga, assim como exercícios de alongamento incorporando os risos. Com essa prática meditativa recebe-se mais oxigénio para os pulmões. “Todos nós temos o nosso próprio nível de comediante”, diz ele. A dificuldade está em revelar e expressar essa faceta. Kataria acha que a sociedade não nos permite expressar “o nosso comportamento louco” se não estivermos embriagados. Mas ele também salienta, pode ter algo a ver com a nossa falta de confiança.  

                O Dr. Madan Kataria, ao idealizar o método do yoga do riso também desenvolveu o seu principal objectivo: atingir a paz mundial, já que as pessoas que riem em conjunto, não podem entrar provavelmente em conflito.  

 

PROF. KIBER SITHERC

 

 

 

 

 
 
 
kiber-sitherc@sapo.pt
publicado por professorkibersitherc às 22:57
Tags:

Só temos uma vida, por isso, teremos que vivê-la intensamente de uma maneira agradável e positiva. Faça tudo o que estiver ao seu alcance, antes que seja demasiado tarde! Pensamento Positivo! kiber-sitherc@sapo.pt

contador gratis
Interactividade
Outubro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16
17

18
20
21
22
23
24

26
27
28
29
31


pesquisar
 
blogs SAPO