Método Kiber

Janeiro 15 2011

 

            A Reflexoterapia é a utilização terapêutica da Reflexologia. É uma técnica de tratamento por meio de estímulos numa área reflexa. A Reflexologia é o estudo destas áreas. É um dos recursos da medicina natural ou medicina complementar, antigamente conhecida como medicina alternativa.

 

            As origens da Reflexologia remontam à Antiguidade, quando as terapias de pressão eram reconhecidas como uma forma de medicina preventiva e terapêutica. Embora não se saiba ao certo quando e como começou, as evidências indicam que a Reflexologia tem sido praticada por diversas culturas ao longo da História.

 

            De acordo com uma teoria que goza de grande aceitação, a Reflexologia nasceu na China há cerca de 5000 anos.

 

            O documento mais antigo que descreve a prática da Reflexologia foi encontrado em escavações no Egipto. Trata-se de um pictograma produzido à volta de 2500 a 2330 a.C. e foi descoberto no túmulo de um médico egípcio, Ankmahar, em Saqqara. Pela observação do túmulo conclui-se tratar-se de uma pessoa muito importante na sua época e que gozava de grande prestígio.

 

            A Reflexoterapia passou por diversas fases e foi praticada de várias maneiras ao longo dos anos, diferindo em estilo e localização dos pontos consoante o estudioso/terapeuta.

 

            Hoje em dia, os estilos e mapas reflexológicos estão mais aproximados uns dos outros e poucas diferenças apresentam entre si!

 

            O Do In, de origem japonesa, e o Tui Na, de origem chinesa, incluem princípios de Reflexologia como estes entre os seus tratamentos.

 

            As principais áreas reflexas trabalhadas são:

 

            As mãos (reflexo palmar); os pés (reflexo podal); as orelhas (reflexo auricular); a coluna (reflexo vertebral); a face (reflexo facial); e o crânio (reflexo cranial).

 

            Os praticantes desta técnica acreditam que existem pontos nos pés que reflectem a situação da saúde do corpo humano por inteiro. Por isto estimulam estas áreas para tentar aliviar dores e distúrbios em várias partes do corpo.

 

            O mesmo princípio se aplicaria às mãos. Nas mãos e nos pés a região mais próxima à ponta dos dedos corresponderia à cabeça e a região mais próxima ao pulso e ao tornozelo à região do quadril.

 

            Não deve ser confundida com a massagem básica dos pés ou com massagem de corpo de maneira geral – é uma técnica específica de pressão que actua em pontos reflexos precisos dos pés com base na premissa de que as áreas reflexas dos pés correspondem a todas as partes do corpo.

 

            Como os pés representam um microcosmos do corpo, todos os órgãos, glândulas e outras partes do corpo estão dispostos num arranjo similar ao dos pés.

 

            A Reflexoterapia é uma arte suave, uma ciência e um método muito eficaz de tratamento. É uma técnica curativa holística – o termo holístico é derivado da palavra grega Holos que significa “inteiro” e, assim, procura tratar o indivíduo como uma entidade constituída de corpo, mente e espírito.

 

            A pressão é aplicada nas áreas reflexas dos pés com os dedos das mãos e usando técnicas específicas. Este procedimento provoca mudanças fisiológicas no corpo na medida em que o próprio potencial de cura do organismo é estimulado.

 

            Desta forma, os pés podem desempenhar um papel importantíssimo na conquista e manutenção de uma boa saúde.

 

            É uma terapia que se aplica às seguintes situações: cefaleias, enxaquecas, trato digestivo (estômago, baço, pâncreas, vesícula biliar, fígado e intestinos), trato excretor (rins), parte endócrina (tiróide), sistema respiratório, articulações e dores musculares. Ajuda a diminuir o stress.

 

PROF. KIBER SITHERC 

 

 

kiber-sitherc@sapo.pt
publicado por professorkibersitherc às 17:20
Tags:

Só temos uma vida, por isso, teremos que vivê-la intensamente de uma maneira agradável e positiva. Faça tudo o que estiver ao seu alcance, antes que seja demasiado tarde! Pensamento Positivo! kiber-sitherc@sapo.pt

contador gratis
Interactividade
Janeiro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
14

16
18
19

24
27
29

30
31


pesquisar
 
blogs SAPO