Método Kiber

Janeiro 13 2011

 

            Existem muitos mitos sobre a queda dos cabelos, as antigas cabeleireiras e cabeleireiros que não tinham conhecimento sobre saúde, divulgaram vários mitos que então se julgavam certos. Hoje, tudo isto é muito diferente. Esses profissionais têm um conhecimento académico mais científico e eles próprios divulgam a verdade sobre os cabelos.

 

            Stress causa a queda de cabelos?

            A resposta é talvez. Para que o stress cause uma queda significativa de seus cabelos, você teria que estar sob condições emocionais extremas durante meses consecutivos. Preste atenção: nós estamos falando de condições emocionais extremas. E assim mesmo isto não é verdade para todos já que muitas pessoas passam por situações muito stressantes e não ficam carecas.

 

            As pessoas tendem a justificar a queda dos cabelos primeiramente culpando o stress. Porém, mesmo que esta possa ser uma causa, se você é homem e tem entre 20 e 30 anos, as chances são de quase 100% que o stress não é a causa principal de sua queda.

 

            Má circulação causa a queda de cabelos?

            Isso é muito duvidoso. Massajar o couro cabeludo é um acto inútil. Não existe hoje em dia evidência científica suficiente para poder afirmar que a má circulação é uma causa da queda de cabelo. Lembre-se de que a má circulação pode ser uma causa quando associada a uma condição médica específica, porém em condições normais esta causa é duvidosa.

 

            Sebo e Suor nos cabelos causam a sua queda?

            Pode ser um factor contribuinte mas também não existem provas suficientes para considerá-los uma das causas principais. Sebo é o óleo natural presente no seu couro cabeludo, e alguns falam que sua produção excessiva pode matar os folículos capilares. Outros dizem que se você suar muito você irá ficar careca. Está Errado! Lavar a cabeça todos os dias é recomendado para reduzir o sebo/suor do couro cabeludo, e é claro que isto só poderá ajudar. Mas não considere o sebo ou suor como causa principal da queda.

 

            Chapéu causa a queda dos cabelos?

            Você pode usar chapéu todos os dias por vários anos consecutivos que você não irá perder mais cabelo por causa disso. Não escute aqueles que dizem que o uso do chapéu irá fazer você ficar careca. Se usados em excesso, e pouco higienizados, isso sim, sendo fonte de microrganismos, podem levar à perda capilar, com certeza os fios. 

 

            Cabelo comprido (peso) / rabo-de-cavalo (puxar) causa a queda dos cabelos?

            O peso de seu cabelo não está enfraquecendo-o assim como as tranças dos fios decorrente do rabo-de-cavalo não pode ser considerada uma causa principal da queda de cabelo.

 

 

            VERDADES: 

 

            Banhos e secadores muito quentes ajudam na queda de cabelo.

 

            Boné, aquece o cabelo causando o excesso de oleosidade, ajudando o cabelo a cair.

 

            Lavar a cabeça com água fria ajuda a não cair o cabelo. Água quente é prejudicial. Pode ocorrer dermatite seborreica no couro cabeludo, o que aumenta o risco de queda. A temperatura deve estar sempre em torno de 20º Cc.

 

            Fumar aumenta a queda de cabelo.

 

 

            MENTIRAS:

 

            Lavar a cabeça diariamente enfraquece os fios. É necessária essa higienização, sim, principalmente se o couro cabeludo produz muito óleo ou é exposto a sujeira, poluição e suor, diariamente.

 

            Cortar regularmente o cabelo evita a queda. O cabelo é diferente da poda de uma árvore.

 

            Dormir com o cabelo molhado “apodrece a raiz” e faz cair o cabelo.

 

            Tomar sol no couro cabeludo faz cair o cabelo. Banhos de sol até pode ajudar.

 

            Raspar a cabeça faz engrossar os fios de cabelos.

 

            Filhos de pai ou mãe calvos serão calvos. Os avanços da tricologia já permitem, mediante um diagnóstico precoce e preciso, determinar o tratamento adequado para "driblar" a genética.

 

            Fazer coloração constantemente causa problemas. Com produtos adequados e profissionais habilitados, o processo de tingimento torna-se cada vez mais seguro eliminando o risco de queda.

 

            O uso de gel não é bom. O produto não é prejudicial, mas procure usar fórmulas sem álcool nem silicone.

 

PROF. KIBER SITHERC 

 

 

 

 

 

kiber-sitherc@sapo.pt
publicado por professorkibersitherc às 15:09

Só temos uma vida, por isso, teremos que vivê-la intensamente de uma maneira agradável e positiva. Faça tudo o que estiver ao seu alcance, antes que seja demasiado tarde! Pensamento Positivo! kiber-sitherc@sapo.pt

contador gratis
Interactividade
Janeiro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
14

16
18
19

24
27
29

30
31


pesquisar
 
blogs SAPO