Método Kiber

Janeiro 06 2011

 

            A spina bífida é um defeito do tubo neural (uma desordem envolvendo incompleto desenvolvimento do cérebro, medula espinhal, ou os seus revestimentos protectores) causado pela falha da coluna do feto para fechar adequadamente durante o primeiro mês de gravidez.

 

            As crianças nascidas com spina bífida às vezes têm uma lesão aberta em sua coluna em que os prejuízos significativos para os nervos e a medula espinhal ocorreram. Embora a abertura da coluna possa ser corrigida cirurgicamente logo após o nascimento, a lesão do nervo é permanente, resultando em vários graus de paralisia dos membros inferiores. Mesmo quando não há lesão actual não podem ser deformados ou ausentes vértebras e danos nos nervos que o acompanham.

 

             Além das dificuldades físicas e de mobilidade, a maioria das pessoas têm algum tipo de dificuldade de aprendizagem. Os três tipos mais comuns da spina bífida são: mielomeningocele, a forma mais grave, na qual a medula espinhal e sua cobertura de protecção (as meninges) se projectam de uma abertura na coluna vertebral; meningocele em que a medula se desenvolve normalmente, mas as meninges se projectam a partir de um abertura da coluna e oculta, a forma mais branda, em que uma ou mais vértebras são mal-formados e coberto por uma camada de pele.

 

             A spina bífida também pode causar complicações intestinais e da bexiga, e muitas crianças com a spina bífida têm hidrocefalia (acúmulo excessivo de líquido cefalorraquidiano no cérebro).

 

            Não há cura para a spina bífida, porque o tecido nervoso não pode ser reparado ou substituído. Tratamento para a variedade de efeitos de spina bífida pode incluir cirurgia, medicação e fisioterapia. Muitos indivíduos com a spina bífida terão dispositivos auxiliares tais como cintas, muletas ou cadeiras de rodas. Assistência médica ou tratamentos cirúrgicos podem ser necessários para prevenir e gerir complicações ao longo da vida do indivíduo. A cirurgia para fechar a abertura da coluna do recém-nascido, geralmente é realizado dentro de 24 horas após o nascimento para minimizar o risco de infecção e preservar a função existente na medula espinhal.

 

            Existem várias associações que ajudam nas pesquisas sobre os defeitos do tubo neural, visando encontrar maneiras de tratar, prevenir e, em última análise, a cura dessas doenças. Estudos recentes têm demonstrado que a adição de ácido fólico na dieta de mulheres em idade fértil pode reduzir significativamente a incidência de defeitos do tubo neural. Por isso, é recomendável que todas as mulheres em idade fértil consumam 0,4 mg de ácido fólico diariamente.

 

PROF. KIBER SITHERC

 

 

kiber-sitherc@sapo.pt
publicado por professorkibersitherc às 21:54

Só temos uma vida, por isso, teremos que vivê-la intensamente de uma maneira agradável e positiva. Faça tudo o que estiver ao seu alcance, antes que seja demasiado tarde! Pensamento Positivo! kiber-sitherc@sapo.pt

contador gratis
Interactividade
Janeiro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
14

16
18
19

24
27
29

30
31


pesquisar
 
blogs SAPO