Método Kiber

Novembro 07 2010

 

            Segundo um estudo da Universidade de Berna, na Suíça, o consumo frequente de cebola pode prevenir a osteoporose, doença que atinge um terço das mulheres após a menopausa.

 

            O estudo aponta que um grama de cebola por dia pode evitar um processo chamado reabsorção, no qual o osso perde cálcio e torna-se frágil. Quinhentos miligramas de cebolas misturadas com alho, alface, tomate, salsa e pepino teriam o mesmo efeito. Nos testes, os animais alimentados com cebola  tiveram os ossos fortalecidos.

 

            Outro dado interessante: de acordo com informações do National Cancer Institute, dos Estados Unidos, homens que habitualmente consomem alho e cebola têm menor risco de desenvolver câncer de próstata, Isto graças ao composto à base de sulfeto presente nos dois alimentos.

 

            Ingrediente básico em quase todos os pratos, a cebola já temperava a vida no tempo dos romanos. Esculpida em ouro, simbolizava a eternidade. Chegou a ser encontrada em múmias e representada em belas pinturas nas paredes internas das pirâmides.

 

            Na Grécia, a cebola ficou famosa por afinar o sangue e por suas propriedades fortificantes. Os atletas de lá tomavam seu suco e as esfregavam nos músculos antes das competições. Na Índia, a cebola também era bem conhecida por suas qualidades medicinais, digestivas e anti-sépticas, e até hoje se conserva o hábito: uma cebola por dia é receita certa de boa disposição e saúde.

 

            Rica em quercetina, poderoso antioxidante, a cebola é eficiente também no combate aos radicais livres. E mais: os flavonóides da cebola, mais eficientes que os da maçã ou do chá, protegem no organismo o teor de vitamina e previnem a formação de úlceras. Quanto mais forte o gosto da cebola, mais potente seu efeito protetor contra a arteriosclerose, prevenindo derrames e enfartes.

 

            A Organização Mundial de Saúde [OMS] aconselha o uso de cebola para o tratamento da falta de apetite e para prevenir a aterosclerose.

 

            Além disso, os extractos de cebola são reconhecidos por proporcionar alívio no tratamento de tosses e resfriados, asma e bronquite.

 

            As cebolas são uma rica fonte de oligossacarídeos. Estes oligômeros estimulam o crescimento de bifidobactérias saudáveis e suprimem o crescimento de bactérias potencialmente nocivas no cólon. Além disso, eles podem reduzir o risco de desenvolver tumores no cólon.

 

            Tem alto poder nutritivo, curativo e preventivo e, ainda por cima, realça o sabor de todos os outros alimentos salgados. É uma óptima fonte de vitaminas A e B, mas a sua grande força é a vitamina C (essa vitamina se perde quando o alimento é cozido por muito tempo em fogo alto). Além das vitaminas, a cebola é muito rica em enxofre, flúor, fósforo, iodo, zinco, potássio, fósforo, cálcio, sódio, silício, magnésio, cloro e ferro.

 

            Mesmo quando é utilizada apenas como tempero, a cebola já é muito importante como estimulante das secreções digestivas e de todo o trabalho do aparelho digestivo. Como alimento em si, é muito nutritiva e muito usada em nossa cozinha. É considerada um dos melhores purificadores do sangue, eliminando toxinas.

 

            Também faz uma limpeza geral nos mucos, catarros, vermes, vírus e cálculos nos rins. Sua acção nas vias respiratórias evita gripes e resfriados. Crua, colocada sob o nariz, corta hemorragias nasais. Os índios foram os primeiros a descobrir que a cebola age contra o reumatismo e a paralisia. Além de limpar o tubo digestivo, a cebola (de preferência assada) combate a prisão de ventre.

 

            Para os diabéticos, é um alimento de primeira, pois tem uma insulina vegetal. Nos casos de crianças que sofrem com os vermes intestinais, o suco da cebola adoçado com mel é “tiro e queda”. Tem acção eficaz contra duas vítimas da “vida moderna”: o coração e sistema nervoso. Nos nervos, a cebola age como calmante e fortificante.

 chef_knife_chopping_board_onions_md_wht.gif (7692 bytes)

            No coração, ela merece atenção especial na prevenção a uma das doenças do século XX, o enfarto. Cientistas do mundo inteiro, principalmente os ingleses, vêm estudando e comprovando que a cebola consegue diminuir o efeito nocivo das gorduras sobre a coagulação do sangue nos vasos e artérias que provocam o enfarte. Nesse caso, ela age aumentando o poder defensivo do sangue.

 chef_chopping_board_onion_swaying_md_wht.gif (3135 bytes)

            Um bom tratamento para as picadas de abelhas, vespas, e outros insectos é aplicar o seu suco puro no local afectado. O suco da cebola assada, misturado com mel ou limão, é indicado para a tosse e os problemas respiratórios. Misturado em água, é um poderoso desinfectante das úlceras e feridas da pele. Massajar o couro cabeludo com suco de cebola estimula o crescimento dos cabelos.

 

            Misturado com água, serve até para aliviar dores de dente. Mas é preciso tomar um sério cuidado: quando muito cozida ou frita, a cebola perde quase a totalidade do seu valor curativo e nutritivo, restando basicamente o sabor. Sobretudo crua e ralada, ou levemente cozida, refogada ou frita, estaremos aproveitando todos os seus valores, sem perder nada do sabor.

 onion_vapors_md_wht.gif (7227 bytes)

            No tempero de feijões, cozidos e refogados, basta apenas refogar a cebola de leve e colocá-la no final do cozimento. Uma dica para os que não conseguem cortar cebola sem chorar: colocar um pedaço de pão na ponta da faca. Para tirar o cheiro das mãos, é só lavar com suco de limão.

gif_85_05.gif (3663 bytes)gif_85_06.gif (1775 bytes) gif_85_07.gif (4174 bytes)gif_85_08.gif (4194 bytes)gif_85_02.gif (2976 bytes)gif_85_03.gif (6701 bytes)gif_85_04.gif (3541 bytes)

            E para suprimir o cheiro de cebola na boca, o conselho é mastigar um pouquinho de salsa. Alerta: só não devem usar a cebola crua as pessoas que sofrem de acidez estomacal ou de formação de gases (no estômago ou intestino).

 

PROF. KIBER SITHERC

 

 

 

 

 

kiber-sitherc@sapo.pt
publicado por professorkibersitherc às 23:44

Só temos uma vida, por isso, teremos que vivê-la intensamente de uma maneira agradável e positiva. Faça tudo o que estiver ao seu alcance, antes que seja demasiado tarde! Pensamento Positivo! kiber-sitherc@sapo.pt

contador gratis
Interactividade
Novembro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
11
12
13

17
18

21
22
25
26
27

28
30


pesquisar
 
blogs SAPO