Método Kiber

Novembro 05 2010

 

            Fantasma (do grego φάντασμα, derivado de φαντάζω, "mostrar" e φαντάζομαι "aparecer") é, em seu sentido original, uma imagem não correspondente à realidade, ou seja, uma ilusão visual, produto da fantasia. Por extensão, o termo designa espíritos de pessoas que supostamente permaneceria na Terra depois de sua morte. Cada cultura no mundo contém histórias sobre fantasmas, mas as crenças divergem substancialmente de acordo com o período e local, muitas vezes discordando sobre o que são fantasmas e se realmente eles existem (respeitando a crença de cada povo).

 

            Segundo A Enciclopédia do Sobrenatural editada por Richard Cavendish, o termo "fantasma" normalmente se refere à "aparência imaterial" de uma figura humana que, se identificável, é de alguém falecido. O termo "aparição", como fantasma, é usado popularmente por séculos, mas nunca com um sentido específico estritamente definido. Por isso, não é um termo que possa ser definido clara e precisamente. As aparições não são vistas por todas as pessoas.

 

            Somente indivíduos, de vez em quando, comunicam uma experiência dessas. Em geral, ocorre quando a pessoa está só, embora casos em que mais de uma parecem ter tido a mesma impressão ao mesmo tempo tenham sido comunicados com frequência suficiente para se exigir uma explicação. Geralmente, a experiência com aparições ou fantasmas é transitória e, na maioria das vezes, única. Consequentemente, a ocorrência não é verificável com facilidade e a sua comunicação corre o risco de provocar cepticismo ou descrença na maioria dos ouvintes.

 

            Actualmente, todas as experiências de aparições de fantasmas são atribuídas a experiências parapsíquicas.

            A fantasmafobia é o medo de fantasmas. Muitas pessoas temem os fantasmas têm medo de entrar em sítios desconhecidos como nos bosques, casas vazias ou locais escuros e podem reagir com pânico aos inexplicáveis barulhos estranhos, ou a uma sombra de uma estranha silhueta ou árvore.

 

            Não há dúvida que Hollywood contribuiu com essa fobia, devido a certos filmes: como Poltergeist, A Casa Amaldiçoada, O Exorcista e The Blair Witch Project e muitos outros.

 

            Se você sofre de fantasmafobia, não tenha vergonha porque não está sozinho. Há milhares de pessoas que sofrem desse problema, incluindo pessoas famosas.

            Sabia que a famosa cantora excêntrica, Lady Gaga tem medo de fantasmas?!

 

            Segundo a imprensa britânica, Lady Gaga, tem um medo de morte de fantasmas, antes de cada apresentação, a cantora contrata investigadores paranormais para inspeccionar os locais dos shows para assegurar-se de que não há nenhum vestígio de fantasma no lugar. Uma fonte comentou que ela gasta muito dinheiro com isso. "Ela acredita em actividade paranormal e prefere não arriscar quando está em turnê."

            Lady Gaga, a famosa cantora de 24 anos, acredita ser a reencarnação de sua tia falecida, por isso, certifica-se sempre que não exista nenhum fantasma ao seu redor.

 

            E não só ela, o falecido cantor Michael Jackson, também sofria de fantasmafobia.  Desistiu de alugar uma mansão em Inglaterra por recear que a moradia estivesse assombrada. Segundo a notícia, avançada pelo site britânico "News of The World", o cantor Michael Jackson teria desistido de alugar a mansão Foxbury Manor, após ouvir alguns boatos que davam conta que a casa estaria assombrada.

 

             A moradia em causa possuía 28 quartos, situava-se nos arredores de Londres e seria nela que Jackson e a família iriam residir durante a digressão musical do cantor em Inglaterra. De acordo com o mesmo site, Michael Jackson teria já pago um depósito de um milhão de euros por uma estadia de oito meses, mas voltou atrás após ver vídeos do local.

 grave-06.gif (92754 bytes)

             De acordo com a maioria das autoridades sobre o assunto, o medo não se justifica. Os fantasmas, de modo geral, são inofensivos.

 

            O verdadeiro comportamento de fantasmas, como evidenciado pelos muitos milhares de inquéritos e estudos de caso realizados por especialistas paranormais, esmagadoramente contradiz a ideia comum de que eles devem ser temidos.

Fantasma_00.gif (26701 bytes) 

             Então, por que temê-los?

            Provavelmente é devido ao sombrio, quando essa ameaça é algo desconhecida, que pode saltar para fora da escuridão, que tinha acabado de fugir do outro mundo.

             Há um outro componente para esse medo, quando esse algo no escuro é percebido como um fantasma. Afinal, um fantasma é a manifestação de uma pessoa que está morta.

 fantasma.gif (3644 bytes)

             Então agora somos confrontados não só com o que pensamos ser uma ameaça para as nossas vidas, mas um representante da própria morte. Não só é umas entidades que não entendemos, é também um morador do lugar misterioso, muitos de nós tememos - a misteriosa terra dos mortos.

 

            O medo do escuro costuma aparecer associado a outros, como o de monstros e fantasmas, que nunca "surgem"durante o dia, apenas depois que a noite cai.

 bainst.gif (9376 bytes)

            Portanto, é preciso redobrar a atenção nesse horário. Histórias que possam causar medo ou conversas que geram alguma preocupação devem ser deixadas, de preferência, para o dia seguinte.

 

            Embora esses seres sejam fruto da imaginação das crianças, são bastante reais. Repetir que monstros e fantasmas não existem, na grande maioria das vezes, não é o suficiente para aplacar o temor. Mesmo assim, você pode explicar a ela que existem diferenças entre a realidade e a imaginação, e até dar uma olhadinha debaixo da cama ou dentro do armário os "esconderijos" preferidos dos tais monstros, para certificá-la de que eles não estão por perto.

 windowghost.gif (136278 bytes)

            Também é preciso evitar a armadilha de ignorar o sentimento da criança, tratando o assunto como se não passasse de uma tolice sem importância. Pode ser muito frustrante para a criança ver que ninguém fica sensibilizado com o seu problema.

 

             Uma ideia é combater esse excesso de imaginação com uma boa dose de imaginação também. Parece contraditório. Contudo, algumas crianças se sentem seguras dormindo com uma lanterna ao lado da cama como se fossem verdadeiras armas contra monstros indesejados que não gostam de luz. Vale lembrar que não é só a imaginação que pode provocar pavores. Filmes e desenhos também despertam esse sentimento nos pequenos, que passam a ter medo de alguns personagens, como o Lobo mau; o chapeuzinho vermelho ou mesmo a Cuca, do Sítio do Pica-pau Amarelo. Assim, você pode e deve controlar a programação televisiva para evitar problemas no futuro próximo.

 

PROF. KIBER SITHERC

fa6.gif (7990 bytes)

 

Lady Gaga, também tem medo de fantasmas! 

 

kiber-sitherc@sapo.pt
publicado por professorkibersitherc às 23:22
Tags:

Só temos uma vida, por isso, teremos que vivê-la intensamente de uma maneira agradável e positiva. Faça tudo o que estiver ao seu alcance, antes que seja demasiado tarde! Pensamento Positivo! kiber-sitherc@sapo.pt

contador gratis
Interactividade
Novembro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
11
12
13

17
18

21
22
25
26
27

28
30


pesquisar
 
blogs SAPO