Método Kiber

Outubro 26 2010

 

            A cenoura consagra excelentes benefícios para os olhos, para a pele, cabelos, mucosas, ossos e sistema imunológico. Inquestionáveis são suas as propriedades terapêuticas, úteis para inúmeros problemas de saúde.

wrcarrot.gif (12723 bytes)

            Diz a sabedoria popular que comer cenouras faz os olhos bonitos. A cenoura é uma raiz de cor alaranjada, rica em betacaroteno (poderoso antioxidante e anti-cancerígeno), fonte de fibras, minerais (fósforo, potássio, cálcio e sódio) e vitaminas (B2, B3, C, além de ser uma das melhores fontes de vitamina A). O betacaroteno é responsável pela coloração alaranjada característica do vegetal. Ele é uma provitamina A (substância que dá origem à vitamina A no organismo). Ele ajuda o desempenho dos receptores da retina, melhorando a visão.

 

            O betacaroteno também é responsável por manter o bom estado da pele e das mucosas. Cem gramas de cenoura são suficientes para suprir as necessidades diárias de vitamina A. A cenoura é um vegetal que contribui para aumentar a imunidade do nosso organismo porque combate as infecções. Além disso, ela diminui o risco de derrames em mulheres. A fibra solúvel da cenoura diminui o colesterol no sangue e promove o equilíbrio do corpo. É muito utilizada na culinária em saladas, bolos, sucos, cremes, refogados e purés. Não é um alimento muito calórico, pois cada 100 gramas de cenoura possui apenas 40 calorias.

cool_carrot_md_wht.gif (11565 bytes) 

            A cenoura (Daucus carota) não é apenas um excelente alimento, fonte de vitaminas, minerais fibras; mas também um poderoso aliado para a estética.

            Ela possui as seguintes propriedades medicinais: antiinflamatória, anti-microbiana, anti-séptica, cicatrizante, emoliente, estimulante do sistema linfático, queratolítica, rejuvenescedora, remineralizante, suavizadora.

 unhappy_carrot_bunch_md_wht.gif (10814 bytes)

            Aplicações no rosto: a cenoura é indicada para peles secas. Usada em máscaras de beleza e cremes hidratantes para cuidar de peles ressecadas e ajudar a prevenir e retardar os sinais de envelhecimento. Utilizada em óleos e cremes tónicos de massagem facial para tratar rugas. Em cremes nutritivos nocturnos, amacia e devolve brilho à pele, além de ser excelente tónico para peles cansadas.

 

            Aplicações em boca e dentes: usada em bochechos ajudam a tratar aftas.

Aplicações no corpo: empregada em óleos de massagem para reduzir edemas e inchaços, ajudando a drenagem linfática.

 

            Aplicações no rosto e corpo: usada em pomadas cicatrizantes de pequenos ferimentos, peles rachadas, eczemas, queimaduras e úlceras. Ainda em forma de pomada, é indicada para auxiliar na cicatrização sem deixar marcas, já que inibe o processo de formação de queratina. Em forma de creme ou simplesmente em banhos de imersão feitos com seu suco, melhora as rachaduras da pele e devolve a maciez.

 female_carrot_blinking_md_wht.gif (2841 bytes)

            Aplicações nos cabelos: indicada para cabelos secos. Na forma de máscara de tratamento, ajuda a restaurar a maciez e a saúde dos fios, principalmente dos cabelos crespos e secos. Pode ser usada em sinergia com aveia e com óleo de semente de uva.

 

            Contra-indicações: na forma de banhos ou massagem corporal, deve ser evitada por mulheres grávidas.

 

            Mas a cenoura não só trata da beleza e de fazer olhos bonitos, como diz a sabedoria popular. A cenoura também tem a excelente virtude de provocar um belo bronzeamento na pele. As suas virtudes terapêuticas não se ficam por aqui, ajudando também a combater a anemia, doenças da pele e problemas hepáticos.

 

            Contra a celiaquia (doença infantil) fazer sucos e/ou puré de cenouras com bananas.

            Contra transtornos oculares, bom para gestantes e durante a amamentação.

 

            Para transtornos na pele, má formação das unhas, cabelo opaco, quebradiço ou seco, para dificuldades na menstruação, dores no peito, insónia, depressão, catarros crónicos do nariz e dos seios, perda de olfacto, defesa insuficiente contra as infecções na mucosa das vias respiratórias (bronquite), transtornos gastrointestinal e hepático, tendência para a formação de cálculos e funcionamento excessivo da tiróide.

 chef_knife_chopping_board_carrots_md_wht.gif (8035 bytes)

            Verdadeiro cocktail de saúde, a cenoura é um dos vegetais mais consumidos mundialmente, mas os seus primórdios não reúnem o consenso de todos os autores. Alguns acreditam que é originária da Gália, enquanto que outros defendem que provém da Ásia Menor, onde crescia em estado selvagem há mais de três mil anos.

 blinking_carrot_bunch_md_wht.gif (3473 bytes)

            Inquestionáveis são as suas as propriedades terapêuticas, úteis para inúmeros problemas de saúde.        

baby_carrot_jump_md_wht.gif (8941 bytes) 

            É laxativa e diurética. Regulariza o trânsito intestinal, cicatrizando e desinfectando a mucosa intestinal e estomacal.

            Favorece a taxa de colesterol. Contém docraína, um vasodilatador coronário.

Intervém no bom estado da pele e das mucosas.

            É tónica, remineralizante, favorece a hemoglobina (transportador do oxigénio) e contribui para o equilíbrio ácido-básico.

carotte.gif (41586 bytes) 

            Em uso externo é cicatrizante.

            A semente da cenoura é carminativa, estimulante, aperitiva e diurética.

            Estados e problemas de saúde que pode beneficiar:

 basket_of_carrots_md_wht.gif (7699 bytes)

            - Anemia, astenia e problemas de crescimento e de convalescença.

            - Problemas hepáticos: com a alcachofra, constitui o remédio por excelência para o fígado e para os temperamentos biliosos, utilizando-se para combater a icterícia.

            - Irritação gastro-hepática e excesso de acidez no estômago.

            - Catarro nasal, sinusite e tosse.

            - Sarampo e varicela.

            - Eczemas, sardas e acne.

            - Deficiência da visão crepuscular e das cores, graças à sua forte concentração em provitaminas A e B9 caratenóides.

            - Fotofobia (hipersensabilidade à luz e hemeralopia).

 carrott1CLR.gif (20315 bytes)

            Modo de consumo e utilização:

            Em sumo: contra queimaduras, amigdalites infantis e pólipos, gota, reumatismo, artrite, tuberculose pulmonar e lombrigas (também em puré ou ralada).

            - Polpa: aplicação para aliviar queimaduras, úlceras, eczemas e hemorragias, bem como para facilitar a cicatrização nas ulcerações.

            - Sementes: a infusão de sementes de cenoura é estimulante, diurética e apetitiva.

            - Rama esmagada: aplicação sobre as úlceras e feridas purulentas.

            - Banhos: contra as frieiras e o cieiro.

carrot_family_love_md_wht.gif (15327 bytes) 

            Conservação

            - No frigorífico, dentro de um saco perfurado, a fim de evitar a condensação que as faz apodrecer. Não as colocar junto a legumes ou frutos que libertem muito gás etileno (pêra, maçã, batata), porque amadurecem prematuramente, diminuindo a conservação e tornando-a amarga.

            - Fora do frigorífico, devem ser colocadas num local à sombra, fresco, húmido (95% de humidade) e ventilado.

            - As cenouras conservam-se bem dentro de areia fina (até cinco meses).

            Contrariamente à maioria dos outros hortícolas, as cenouras cozinhadas são mais nutritivas que as cenouras cruas. Como nas cenouras cruas as paredes das células são muito rijas, o organismo só consegue converter em vitamina A menos de 25% do seu betacaroteno.

 gif_40_07.gif (3661 bytes)gif_40_03.gif (583 bytes)gif_40_06.gif (4523 bytes)gif_40_07.gif (3661 bytes)gif_40_08.gif (4625 bytes)gif_40_09.gif (1805 bytes)gif_40_10.gif (3544 bytes)

            A cozedura, no entanto, quebra as membranas das células e, desde que as cenouras cozinhadas façam parte de uma refeição com alguma gordura, o organismo consegue absorver mais de metade do betacaroteno.

 

PROF. KIBER SITHERC

 

 

 

 

kiber-sitherc@sapo.pt
publicado por professorkibersitherc às 22:09

Só temos uma vida, por isso, teremos que vivê-la intensamente de uma maneira agradável e positiva. Faça tudo o que estiver ao seu alcance, antes que seja demasiado tarde! Pensamento Positivo! kiber-sitherc@sapo.pt

contador gratis
Interactividade
Outubro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
12
16

17
18
19
20
22

24

31


pesquisar
 
blogs SAPO