Método Kiber

Outubro 25 2010

 

            O melhor amigo do homem pode ser, para algumas pessoas, o maior pesadelo. Desde minúsculos poodles a enormes rottweilers, pessoas que sofrem de cinofobia sentem um medo irracional de cães. Geralmente as pessoas desenvolvem a fobia depois de serem mordidas ou verem alguém ser mordido, mas algumas têm medo simplesmente por saber que o cão pode mordê-las. O tratamento para esta fobia envolve muitas vezes um relacionamento próximo com um cachorro.

640_maman_chien_chiots.gif (9453 bytes) 

            O medo irracional dos cães especificamente é chamado de cinofobia

Pessoas com cinofobia geralmente possuem experiências traumáticas com cães no passado, como serem mordidas ou atacadas quando crianças, ponto a partir do qual a fobia começou a se manifestar.

 

            A universitária Emilly Maitan, de 19 anos, é uma dessas pessoas. Desde quando foi atacada por um cachorro na infância, ela nunca mais se aproximou do animal. “Posso estar a metros de distância, mas, quado avisto um cão, logo fico apavorada e o medo toma conta de mim. É imediato”, explica.

 sdgsdfg.gif (14656 bytes) g65nhmf.gif (7154 bytes)

            O que fazer para vencer o medo?

            No contato com animais adestrados, o paciente é estimulado a se aproximar e brincar com o cão naturalmente até que o medo desapareça.

catcaonatacha.gif (13365 bytes) 

            Especialistas afirmam que é importante fazer com que o paciente perceba não haver motivo para ter medo irracional ou aversão aos cães.

 mix_200.gif (9506 bytes)

            Os cães são mais susceptíveis de atacar um estranho que vai a correr do que um que esteja parado.

vc35.gif (10349 bytes) p_scratchydog1.gif (1768 bytes)

            Na terapia cognitivo comportamental, podemos trabalhar com duas técnicas a dessensibilização sistemática e a técnica de exposição, onde conseguimos óptimos resultados.

 

PROF. KIBER SITHERC 

 

 

 

 

kiber-sitherc@sapo.pt
publicado por professorkibersitherc às 23:29
Tags:

Tenho duas filhas com esse pavor de cães. Nunca houve nada acredito que seja por apenas saber que podem morder. Mas tb não se afeiçoam com nenhum outro animal como gato, coelho...
Estão fazendo acompanhamento psicoterapêutico mas ainda nada de evolução! Você acredita que devo forçar uma situação onde tenha cães, obriga-las a controlar o medo e se manter no mesmo ambiente que eles? Isso melhora ou regride? Pois tem nos atrapalhado muito no convívio social com pessoas que tem cães
Daniele Garcia a 27 de Fevereiro de 2016 às 21:38

Só temos uma vida, por isso, teremos que vivê-la intensamente de uma maneira agradável e positiva. Faça tudo o que estiver ao seu alcance, antes que seja demasiado tarde! Pensamento Positivo! kiber-sitherc@sapo.pt

contador gratis
Interactividade
Outubro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
12
16

17
18
19
20
22

24

31


pesquisar
 
blogs SAPO