Método Kiber

Março 31 2010

   

 

             As mensagens de obrigação são aquelas que impõem um dever.

            - Deves de fazer… (os deveres, ajudar a tua mãe, limpar, arrumar) as coisas bem (entende-se “segundo o conceito dos pais”).

            - Tens de ser… (trabalhador, estudioso, bom marido, rápido, limpo, ordenado).

 

            Estes tipos de mensagens são dados pelos progenitores ou pelos seus substitutos, procurando que as crianças sejam como eles querem. Menospreza-se a criança, tira-se-lhe a possibilidade de decidir por si mesma, para obrigá-la a escolher as actividades que são importantes segundo o critério dos pais. Impõem-se critérios do que deve ser / fazer e do que não deve ser / fazer, segundo o pensar dos progenitores e a sua cultura. Muitas vezes, estes critérios não estão certos, podem mesmo ser contraditórios em relação ao que a criança vê e ouve fora de casa, forçando-a, pouco a pouco, a desenvolver condutas inadequadas, rebeldes, improdutivas e até, prejudiciais para o futuro da criança e preocupantes para os pais.

            Muitos pais dizem:

 

            - Não compreendo esta criança… Ensino-lhe tudo o que é bom, mas é muito rebelde.

            - Eu não entendo porque o meu filho se droga, sempre lhe dei uma boa educação.

 

            Estes pais talvez sejam boas pessoas, que queiram o melhor para os seus filhos e os eduquem como podem e sabem e, afinal, o filho pode acabar por ser um drogado… mas… que culpa têm?

            Se estes pais, como a generalidade, não foram a uma escola de pais, se ninguém lhes ensinou como deviam educar para que os seus filhos fossem sadios física e psicologicamente, que responsabilidade lhes podemos pedir?

 

            Os pais devem-se preparar para poderem educar os filhos de uma maneira sadia e inteligente. Existem à disposição muitos livros sobre educação e psicologia que os pais devem consultar.

 

PROF. KIBER SITHERC

 

 

 

kiber-sitherc@sapo.pt
publicado por professorkibersitherc às 23:09

Só temos uma vida, por isso, teremos que vivê-la intensamente de uma maneira agradável e positiva. Faça tudo o que estiver ao seu alcance, antes que seja demasiado tarde! Pensamento Positivo! kiber-sitherc@sapo.pt

contador gratis
Interactividade
Março 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
11
13

17
19

21
22
23
25
26
27

28
29
30


pesquisar
 
blogs SAPO