Método Kiber

Março 10 2010

 

            Já sabemos há muito tempo que rir é útil para aqueles que enfrentam uma doença grave e o stress dos problemas da vida. Mas os pesquisadores agora dizem que o riso pode fazer muito mais. Basicamente, ele pode trazer equilíbrio a todos os componentes do sistema imunológico, sistema que nos ajuda a lutar contra as doenças.
 
            A risada reduz os níveis de certos hormónios do stress. Ao fazer isso, a risada fornece uma válvula de segurança que fecha o fluxo dos hormónios do stress e da resposta biológica ao perigo, que se transforma em acção nos nossos corpos quando experimentamos o nervosismo, a raiva ou a hostilidade. Estes hormónios do stress suprimem o sistema imunológico, aumentando o número de células da medula ósseano sangue (o que pode causar obstrução nas artérias) e faz subir a pressão arterial. Quando estamos rindo, as células matadoras naturais que destroem tumores e vírus aumentam, assim como o interferon gama (proteína que ataca as doenças), as células T, parte mais importante da resposta imunológica e as células B, que produzem os anticorpos.
 
            O riso pode provocar soluço e tosse, que limpam o trato respiratório ao desalojar os tampões de muco. O riso também aumenta a concentração de imunoglobulina Asalivar, que faz a defesa contra organismos infecciosos que entram pelo trato respiratório.
            O que pode surpreendê-lo ainda mais é o facto de que os pesquisadores estimam que rir cem vezes é igual a dez minutos no aparelho de remo seco ou quinze minutos na bicicleta. Rir pode ser uma sessão completa de ginástica para o corpo! A pressão arterial abaixa e há um aumento no fluxo e na oxigenação do sangue, o que também auxilia na cura. A risada também fornece ao seu diafragma e abdómen, aparelho respiratório, face, pernas e músculos das costas uma sessão de ginástica. Isto explica porque você geralmente se sente cansado após um longo ataque de riso; você acabou de fazer ginástica aeróbica!
 Smile 
            Os benefícios psicológicos do humor são surpreendentes, já não há qualquer dúvida entre os médicos e os profissionais de saúde. Geralmente, as pessoas guardam emoções negativas tais como raiva, tristeza e medo, ao invés de expressá-las. O riso possibilita uma maneira destas emoções serem liberadas inofensivamente. A risada funciona como catarse. Por isso algumas pessoas tristes ou stressadas vão ao cinema ou ao teatro para assistir a uma comédia, para que elas possam rir até mandar as emoções negativas embora (estas emoções, quando guardadas, podem causar mudanças bioquímicas que afectam o nosso organismo).
 
            Cada vez mais os profissionais de saúde mental estão sugerindo a "terapia do riso", que ensina às pessoas como rir abertamente de coisas que normalmente não são engraçadas, e a enfrentar situações difíceis usando o humor. Seguindo o exemplo real do divertido Dr. Patch Adams (interpretado por Robin Williams no filme "Patch Adams - O amor é contagioso"), os médicos e psiquiatras estão se tornando mais conscientes dos benefícios terapêuticos da risada e do humor. Isto se deve, em parte, ao crescente grupo de estudiosos do humor e da risada (500 académicos de diferentes disciplinas pertencem à International Society for Humor Studies).
 
            Aqui vão algumas dicas para você acrescentar mais riso à sua vida:
            Descubra o que faz você rir e faça isto (ou leia ou assista isto) mais frequentemente;
·         cerque-se de pessoas divertidas e esteja com elas sempre que puder;
·         desenvolva o seu próprio senso de humor. Você pode até ter aulas para aprender como ser um humorista melhor, ou pelo menos um contador de piadas melhor na próxima festa. Seja divertido sempre que puder, contanto que não seja às custas de alguém.
 
PROF. KIBER SITHERC 
 
  

kiber-sitherc@sapo.pt
publicado por professorkibersitherc às 23:42
Tags:

Só temos uma vida, por isso, teremos que vivê-la intensamente de uma maneira agradável e positiva. Faça tudo o que estiver ao seu alcance, antes que seja demasiado tarde! Pensamento Positivo! kiber-sitherc@sapo.pt

contador gratis
Interactividade
Março 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
11
13

17
19

21
22
23
25
26
27

28
29
30


pesquisar
 
blogs SAPO