Método Kiber

Março 08 2010

 

            Muitas pessoas usam o pão torrado julgando que assim irão emagrecer, outras, porém, tiram o miolo do pão na hora de fazer a dieta, julgam que o miolo engorda mais, é um hábito comum na hora de emagrecer.
 
            Qual é a diferença entre o pão fresco e a torrada? E entre a côdea e o miolo do pão? A massa utilizada para fazer o miolo é diferente da massa da côdea? Não, não é. A diferença entre o miolo e a côdea, ou entre o pão fresco e a torrada, é que o pão torrado passou por uma maior exposição ao calor, que leva basicamente a duas alterações:
 
            Reação de Maillard: reação química entre o carboidrato e a proteína do pão, dando-lhe o aspecto torradinho; desidratação: o calor faz com que boa parte da água do pão ou torrada seja evaporada, e o alimento fica mais seco.
 
            Ao torrar o pão nenhum nutriente calórico é perdido. As quantidades de carboidratos, proteínas e lipídicos nos dois casos são as mesmas. Do pão para a torrada não muda nada para quem quer emagrecer. A única modificação bem-vinda é que é necessário mastigar mais para humedecer o alimento.
 
            O pão ao ser torrado (e virar torrada) perde água e por isso torna-se mais leve.
Muitas pessoas que estão em processo de emagrecimento ingerem torrada na mesma quantidade, ou ainda em quantidades muito maiores, do que ingeriam de pão fresco.
Como a torrada é mais leve, dá a sensação de que comemos menos, e aí mora o perigo.
Se comermos torrada na mesma proporção do pão, consequentemente engordaremos da mesma maneira!
 
            O problema não é a torrada em si (o pão só por si não engorda), porque a maioria barra a torrada com manteiga ou margarina e por vezes consume excesso e lá se vai a linha para quem quer perder peso.
 
             Sobre tirar o miolo o que muda é a quantidade. Ao tirar o miolo ou partir o pão ao meio o efeito é o mesmo. Aliás: é melhor partir, porque você come menos ainda.
 
PROF. KIBER SITHERC
 
 
 
kiber-sitherc@sapo.pt
publicado por professorkibersitherc às 17:52

Só temos uma vida, por isso, teremos que vivê-la intensamente de uma maneira agradável e positiva. Faça tudo o que estiver ao seu alcance, antes que seja demasiado tarde! Pensamento Positivo! kiber-sitherc@sapo.pt

contador gratis
Interactividade
Março 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
11
13

17
19

21
22
23
25
26
27

28
29
30


pesquisar
 
blogs SAPO