Método Kiber

Fevereiro 28 2010

 

            O aumento de peso acontece quando ingerimos mais calorias do que aquelas que o nosso organismo consegue gastar. Ora, como praticamente tudo o que comemos ou bebemos tem calorias, teremos que estar atentos ao que ingerimos e ao exercício físico que fazemos durante o dia. Ainda continua a haver muita gente que acredita que o pão ou outros farináceos engordam muito e que por isso é necessário eliminá-los das dietas de quem quer perder ou manter o peso. É errado. Estes alimentos são obrigatórios numa alimentação equilibrada e saudável e se não forem confeccionados ou recheados com gorduras ou alimentos ricos em gordura não têm efectivamente muitas calorias.
 
            O pão não é um alimento muito calórico, muito pelo contrário. O pão é um alimento que pode fazer parte de qualquer programa de perda de peso. O problema não é o pão em si, o problema é que ninguém come pão "às secas"! Comemos pão com manteiga...com doce...com queijo gordo...ensopamos o pão no azeite...nos molhos...e aí sim reside o problema. Tudo isso é que é extremamente calórico, mas o pão é que acaba sempre por arcar com as culpas. Portanto, o meu conselho para si é que tenha atenção a este facto. se realmente consome muito pão às refeições, seja mais contida na outra fonte de hidratos de carbono da refeição (arroz, batata, massa). Já agora prefira sempre pão mais escuro (mais rico em fibra) ao pão mais claro (mais refinado e menos restritivo).
 
            O pão integral engorda menos que o pão corrente?
            Não. O pão integral fornece sensivelmente as mesma calorias que o pão branco ou de mistura. No entanto, os pães mais ricos em fibra, como o de mistura, integral ou de "sete cereais ajudam a combater a obstipação (prisão de ventre), pelo que são muitas vezes aconselhados. O pão mais escuro (mistura, centeio, 'sete cereais') é mais rico em vitaminas e minerais e não tem diferenças significativas no valor calórico, em relação ao pão branco, pelo que é mais aconselhado.
 
            Um engorda menos que o outro?
          Apresentam uma diferença no valor energético, uma fatia de 100 gramas do pão branco tem aproximadamente 40 calorias a mais (230 integral x 270 branco). Caso você esteja de olho na balança, alguns factores podem fazer você decidir comer pão integral: normalmente é mais consistente, implicando em maior esforço de mastigação, durante mais tempo o que, o torna mais saciante e leva a uma menor ingestão de alimentos. A sua riqueza em fibras e amido também o torna mais nutritivo e nos permite passar mais tempo sem a sensação de fome, além de contribuir para uma menor biodisponibilidade dos açúcares e gorduras consumidos simultaneamente, promovendo um menor ganho energético.
 
                Incompatibilidade alimentar.
            Talvez não saiba, mas o pão é incompatível com os alimentos proteicos, como é o caso da carne, peixe, leite, ovos, queijo e etc.
            Não deve ser usado com as frutas, as frutas devem ser comidas separadamente, de preferência com o estômago vazio.
            É uma excelente combinação se usar o pão com saladas, se quer emagrecer é uma óptima dieta nutritiva e saudável.
 
 
PROF. KIBER SITHERC  

 

 

kiber-sitherc@sapo.pt
publicado por professorkibersitherc às 16:52

Só temos uma vida, por isso, teremos que vivê-la intensamente de uma maneira agradável e positiva. Faça tudo o que estiver ao seu alcance, antes que seja demasiado tarde! Pensamento Positivo! kiber-sitherc@sapo.pt

contador gratis
Interactividade
Fevereiro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
13

14
18
20

22



pesquisar
 
blogs SAPO