Método Kiber

Fevereiro 16 2010

 

            Conheci um homem de idade avançada que mostrava as rugas do seu corpo com um certo orgulho. Todas as marcas tinham a sua história, a cicatriz na perna testemunhava quando ele foi atingido por um carabineiro, quando fugia ao fazer contrabando para Espanha. Tinha uma marca profunda na testa, por ser projectado vários metros da sua carroça, quando vendia peixe. Num braço marcava umas rugas fortes, quando ele foi puxado por uma corda quando caiu num poço. Procurava às vezes outros sinais secundários e poucos salientes, ficava frustrado quando a sua vista já débil os não alcançava. Então, certificávamos quando víamos: “Está aqui”. Então o seu rosto se iluminava e entusiasmado lá contava outra história que nos surpreendia.
            Por vezes ele procurava marcas que mais se confundiam com rugas. A sua testa tinha umas rugas salientes, que são chamadas: rugas de reflexão e de pensamento. Os cantos da sua boca eram salientes, devido aos músculos do seu sorriso. Tinha rugas no canto dos olhos devido à concentração do seu olhar. A sua pele era queimada e envelhecida pelo sol.
            Todo o seu corpo testemunhava: os perigos, as façanhas, a coragem, a valentia e a sua determinação ao longo da vida. Se aquele homem fizesse plástica, ou apaga-se os seus sinais, não poderia testemunhar todas as suas façanhas e aventuras.
            Como os velhos guerreiros, dos temos de outrora, ele procurava um retiro tranquilo para repousar, e vendo alguém, apontava e mostrava orgulhosamente as cicatrizes, com que se tinha debatido nas duras batalhas da vida.
            As nossas rugas, estão marcadas no nosso corpo como se fossem mapas, são trajectórias do nosso passado, algo que podemos testemunhar. Apagar todas essas marcas seria como anular todas as nossas experiências da vida.
            Actualmente muitas pessoas vivem atormentadas com o tempo que foge, as rugas são consideradas sinais de debilidade e envelhecimento. Há pessoas que se afligem, quando contemplam o espelho e observam uma simples ruga. Milhares de pessoas vivem atormentados com o envelhecimento. Ser idoso para elas, é sinónimo de decadência física e intelectual. Associam sempre um idoso de muletas, ou gemendo de agonia numa cama de hospício. É natural, por isso, fazerem cirurgia plástica, tentando modificar todas as partes do corpo.
            Como as mentalidades mudaram em relação à velhice! Hoje, vive-se o culto da “adoração da juventude”, do corpo esbelto, do exterior, da nossa fachada e aparência. A beleza poderá ser fútil, mesmo assim está a ser mais apreciada e procurada, o interior que é o mais importante é esquecido. Claro que é essencial cuidarmos do nosso exterior, para a nossa auto-estima.
            Nem sempre foi assim. Na Antiguidade, os anciãos eram respeitados, eram eles os conselheiros dos reis, e o próprio sábio Salomão os tinha na sua corte.
            Envelhecer, significa amadurecer a nível físico e intelectual. Poderemos envelhecer com saúde e desenvolver as nossas capacidades de raciocínio e de tolerância, e compreendermos melhor o nosso lugar no Universo.
            Há quem envelheça com vingança e azedume, sempre ruminando e cheios de ressentimentos. Então se debilitam num arrastamento até à morte; mas também há aqueles que envelhecem cheios de esperança, com amor e altruísmo.
            A beleza física, não se perde com a idade, a excelência poderá continuar até ao fim. Uma pessoa positiva, poderá irradiar beleza e encanto pessoal, apesar de ter as suas rugas e marcas que assinalaram o seu itinerário durante a vida.
 
            Publicado na Revista Boa Estrela (Setembro de 2009)
PROF. KIBER SITHERC
 
  

kiber-sitherc@sapo.pt
publicado por professorkibersitherc às 22:24

Só temos uma vida, por isso, teremos que vivê-la intensamente de uma maneira agradável e positiva. Faça tudo o que estiver ao seu alcance, antes que seja demasiado tarde! Pensamento Positivo! kiber-sitherc@sapo.pt

contador gratis
Interactividade
Fevereiro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
13

14
18
20

22



pesquisar
 
blogs SAPO