Método Kiber

Fevereiro 16 2010

 

             Lembro-me de ter lido uma máxima chinesa, que era fácil conseguir conquistar um império, mas que a dificuldade estava em mantê-lo. O mesmo princípio se poderá aplicar à amizade. Durante a vida conquista-se muitos amigos, mas quando chegamos a velhos todos eles se afastaram e se perderam.     
                Ora, a dificuldade está em manter as amizades ao longo da vida. Como as verdadeiras amizades são escassas, por isso, é muito importante que elas não se percam no longo percurso da nossa vida.
                Consultou-me uma jovem desesperada. Não tinha amor, nem tinha amigos, confessou que lhe chegaram a dizer que era azeda. Tinha sido educada num ambiente triste e nunca tinha conhecido um sorriso. Aprendeu a sorrir e a sua vida se transformou.
                Quando conhecemos alguém somos logo avaliados pelo sorriso, se mostrarmos uma cara séria, carrancuda e mal-humorada, deixaremos logo uma má impressão. “Esta pessoa é antipática, eu não gosto dela!” Apesar de você ser uma pessoa sincera e honesta. Saiu-se mal da fotografia, porque não sorrio. As pessoas mais bonitas, não são as que mais amigos arranjam, mas as que sorriem e que mostrem simpatia pelos outros.
                Talvez não saiba, que a maioria das pessoas tem a necessidade de serem ouvidas. “Outra vez com essa palestra, não, já tenho o saco cheio, por favor mude de assunto”; “Ó pai, por favor, não fale mais de política em casa”.
                Ser um bom ouvinte, mantém uma boa amizade para sempre. Deixe que a outra pessoa fale durante a maior parte da conversa. Não a interrompe, deixe que ela acabe a sua palestra. Se a incitar a falar de si próprio, verá que deixará uma boa impressão.
                Na conversação fale apenas de assuntos que a pessoa lhe possa interessar, se falar de temas que a pessoa detesta é natural que ela se afaste, e será impossível manter essa amizade.
                Seja simpático na conversação. Em todo o diálogo de conversação enalteça o seu semelhante, procurando elogiar os seus predicados e as suas singularidades de relevo. Trate todos com a máxima amabilidade, nunca saberá quando surgirá as novas amizades. Não espere usar dois pesos e duas medidas: para os amigos com delicadeza e simpatia; para os estranhos com irreverência, com o protesto que não os conhece de lado algum.
                Evite discussões. Seja de que assunto for, mesmo sabendo que está certo. Nunca se ganha uma discussão, a teimosia prevalece sempre, é um contra censo humilhar o próximo com o nosso conhecimento.
                Evite usar a crítica, toda ela é destrutiva, não temos o direito de criticar ninguém, ela afasta os amigos. Aceite o seu semelhante como ele é. Em vez do criticar deverá mostrar interesse por ele.
                Não se lembre dos amigos só nas ocasiões. Quando estiver aflito e necessitar de ajuda. Para implorar favores, pedinchar dinheiro e o desenrascar só quando precisa.
                Ao entrar em casa duns amigos, reparei que eles tinham nomes sublinhados nas datas dum calendário escondido atrás duma porta. Perguntei o porquê disso, eles me disseram que eram os aniversários dos familiares, quando um dia me felicitaram pelo me aniversário, agradeci e sorri, então, lembrei-me que o meu nome também constava no calendário.
                Todos nós gostamos que alguém nos saúde pelo aniversário, apesar dos anos acumulados. Pois é uma forma de mostrar interesse e simpatia por nós, é como se dissesse-mos: não me esqueci de ti.
                São esses pequenos gestos e simples, que fazem as pessoas gostarem de nós e assim mantemos as amizades para sempre.
            
            Publicado na Revista Boa Estrela (Janeiro de 2010)

PROF. KIBER SITHERC

 

 

kiber-sitherc@sapo.pt
publicado por professorkibersitherc às 16:03
Tags:

Só temos uma vida, por isso, teremos que vivê-la intensamente de uma maneira agradável e positiva. Faça tudo o que estiver ao seu alcance, antes que seja demasiado tarde! Pensamento Positivo! kiber-sitherc@sapo.pt

contador gratis
Interactividade
Fevereiro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
13

14
18
20

22



pesquisar
 
blogs SAPO