Método Kiber

Dezembro 23 2009

 
            Já reparou na ordem admirável do nosso universo?! As estrelas e os planetas movimentam-se numa complexa harmonia, tão perfeita que os cientistas podem prever com antecipação todas as suas posições, fenómenos que irão decorrer no futuro como observações no longínquo passado. Todo esse movimento repetido e perfeito, foi fixado pela chamada lei do hábito.  
            Se nós agirmos do mesmo modo, pela repetição torna-se um hábito e então agiremos de uma forma quase automática e inconsciente. Segundo vários psicólogos se um hábito não for questionado ou modificado é estabelecido ao fim de 21 dias.
            Não só o ser humano é um animal de hábitos. Todos os animais, são conduzidos pelo hábito, desde o elefante à minúscula formiga e até aos seres invisíveis aos nossos sentidos. Todos ao repetirem determinados movimentos se acomodaram à lei do hábito.  
            Teve razão quando o latino Cícero disse: “Com o hábito quase se forma uma outra natureza”.    
            Apesar de se considerar o ser humano um animal racional, a vida da maioria das pessoas não é regido pela razão, mas sim pelo hábito. Infelizmente nem todos os hábitos são saudáveis, muitos deles são destrutivos e são a origem de muitas infelicidades.
            O psicólogo alemão Erik Erikson, fomentou que ao longo da vida passamos por oito estágios distintos do ciclo da vida, teorizou que a personalidade humana muda a vida inteira, por isso, todo esse período de vida se passa por vários hábitos, desde o fazer xixi na cama a fumar às escondidas na infância, passando por roer as unhas na adolescência, bebendo desesperadamente na juventude, buscando todos os prazeres e vícios na idade adulta, caindo desesperadamente na solidão da velhice, ou conseguindo maturidade nessa idade.           
            Mesmo que, em tempos, os seus hábitos lhe tenham sido úteis, as necessidades podem mudar e os velhos hábitos deixar de exercer o seu objectivo. Por isso, não se deixe dominar pelo hábito nem pela preocupação de moldar-se às normas convencionais.
            Quando um hábito é nocivo, tornar-se-á a pior das tiranias, é uma forma de condicionamento emocional. Quanto mais antigo for um hábito, quanto mais profundamente ele estiver inculcado, maior será a energia usada para mudar. O remédio para aniquilar um hábito está em arranjar um hábito oposto.    
            O nosso subconsciente reage à repetição. Ensine ao seu subconsciente um novo hábito, que seja mais saudável e positivo. E repita-o até se tornar uma segunda natureza.
            Quando a nossa vida torna-se rotineira, há uma emoção de “fixação”, como se a vida caísse na monotonia, como se a nossa influência fosse nula e impotente para alterar qualquer coisa. Por vezes, caímos em trilhos estreitos, repetimos sempre as mesmas coisas, andamos pelos mesmos sítios, as novidades tornam-se monótonas, e toda a nossa actividade maçadora dia após dia, as companhias são sempre as mesmas e enfadonhas.
            Quebre os hábitos. E nesse dia faça tudo diferente, faça aquilo que nunca fez antes. Procure fazer coisas novas e interessantes. Como se diz na gíria: saia da casca. Se fuma, experimente não fumar por um dia. Almoce num restaurante diferente e se possível experimente uma comida vegetariana, procure novas companhias e que se sinta bem, leia livros sobre o pensamento positivo, procure vestir-se de cores fora do seu habitual, mude de cabeleireiro e se possível de penteado.
            Ao agir de uma maneira diferente e positiva, vai criando novos padrões mentais e novos hábitos se vão impondo e substituindo pelos velhos já caducos e doentios. 
 
PROF. KIBER SITHERC 
 
  Myspace Comments - Tribal
kiber-sitherc@sapo.pt
publicado por professorkibersitherc às 23:05

Só temos uma vida, por isso, teremos que vivê-la intensamente de uma maneira agradável e positiva. Faça tudo o que estiver ao seu alcance, antes que seja demasiado tarde! Pensamento Positivo! kiber-sitherc@sapo.pt

contador gratis
Interactividade
Dezembro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
19

21
24
25
26

27
28
29
30
31


pesquisar
 
blogs SAPO