Método Kiber

Setembro 29 2009

 

 

           Sim, pense bem. Antes que seja demasiado tarde, ou talvez se venha a arrepender. Há quanto tempo está adiando a tal dieta para emagrecer? E há quanto tempo planeia deixar de fumar? Quando é que deixa de beber compulsivamente e começa a alimentar-se de uma maneira saudável? Muitos de nós até estão interessados em deixar de fumar, ter uma alimentação saudável, voltar a estudar, praticar desporto, por fim a um relacionamento complicado e difícil. Realmente todo esse pensamento e declaração de mudança é apenas um desejo que condiciona o seu interesse passivamente. Lembre-se que há muita diferença em estar interessado e estar empenhado! A maioria das pessoas não fazem a mudança por estarem demasiado ocupadas a inventar desculpas. Assim adiam para mais tarde, tudo é adiado para um tempo indeterminado e imaginário, para um dia que nunca mais chega, possivelmente esperam num dia de são nunca à tarde, ou quando as galinhas tiverem dentes. Adiar para mais tarde é como enterrar a cabeça na areia como a avestruz, é como fechar os olhos a uma pústula que necessita de tratamento.
            Pense bem se quer dirigir a sua vida positivamente, deverá controlar as suas acções com eficiência. Não é o que fazemos de vez em quando, que molda as nossas vidas, mas sim o que fazemos sistematicamente. Dessa maneira se o acto não for questionado ao fim de 21 dia, tornar-se-á um hábito, ou seja uma segunda nova natureza.
           Lembro-me dos meus verdes anos, de ser convidado para um jantar entre amigos, como eu era adepto da alimentação saudável não compareci. Mais tarde, quando me encontraram, disseram-me: “Não sabes o que perdeste?” Eu somente respondi-lhes: “Eu nada perdi, mas apenas evitei”.
             Na verdade você nada perderá se cuidar da sua saúde, de certeza que nunca se arrependerá quando chegar à idade madura, de ter levado uma vida saudável e equilibrada. Ou será que dirá? “ Poderia ter levado uma vida extravagante e boémia, perder noites desenfreadas, apanhado bebedeiras sem limites e ter fumado até à exaustão”. Com certeza que nunca lhe passará isso pela sua cabeça. Pelo contrário, ficará satisfeito por ter chegado a essa idade avançada e com saúde, pois você passará a ser um motivo de referência entre os seus amigos e conhecidos, e será um grande motivo de orgulho para si.  
            A saúde não se sente, quando a temos não reparamos nela e não lhe damos o seu devido valor, só a dor é sentida, e quando a sentimos sabemos dar o devido valor à saúde. Quando nos surge uma forte dor de dentes, valorizamos quando estávamos sem dor, mas quando a dor passa voltamos novamente a ignorar o prazer de ter saúde.
            A melhor altura para prevenir os problemas da velhice não é quando você já tem 65 ou 70 anos, mas quando ainda está nos 30 anos, ou mesmo antes, pois é nessa época que a maioria dessas doenças realmente começam.
            A Primavera da vida é efémera, veloz e passageira; o Verão da vida (a força vital), também se acelera rapidamente; sem darmos por isso estaremos no Inverno da vida (maturidade ou decadência): aí de certeza reflectiremos sobre o percurso da vida, toda a nossa conduta poderá ser questionada e avaliada. Colheremos o que nós semeámos. Obteremos os resultados das nossas acções.
 “Mais vale prevenir que remediar” é o provérbio que se poderá aplicar a uma pessoa de bom senso, que se cuida da sua imagem e saúde. “Se eu soubesse o que sei hoje...” Será uma expressão que não estará no seu vocabulário; se acordar para a realidade verá que a prevenção é mais importante para atingir a felicidade.
 
PELO PROF. KIBER SITHERC
 
 
 
kiber-sitherc@sapo.pt
publicado por professorkibersitherc às 23:30
Tags:

Só temos uma vida, por isso, teremos que vivê-la intensamente de uma maneira agradável e positiva. Faça tudo o que estiver ao seu alcance, antes que seja demasiado tarde! Pensamento Positivo! kiber-sitherc@sapo.pt

contador gratis
Interactividade
Setembro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

28


pesquisar
 
blogs SAPO